Texto: Thaís Melo
O dia 19 de junho foi a data escolhida para se comemorar o Dia do Cinema Brasileiro. Mas por trás de uma data tão importante quanto essa com certeza tem que ter uma boa história. A escolha da data não foi aleatória, um momento fundamental da história do cinema nacional aconteceu nessa mesma data em 1898.
A data foi escolhida em homenagem ao dia em que o cineasta ítalo-brasileiro Afonso Segreto capturou as primeiras filmagens em território nacional. As filmagens eram um registro da entrada da Baía de Guanabara que fica localizada no Rio de Janeiro.
As filmagens foram feitas com o cineasta a bordo do navio Brèsil. O navio vinha da França e Segreto tinha viajado até lá justamente para aprender novas técnicas de filmagem. Com as gravações feitas ao fim da sua viagem o cineasta colocou o seu nome para sempre na história do cinema brasileiro.
Ao lado do seu irmão Paschoal Segreto, que foi quem o convenceu a fazer a viagem até a França em busca de especialização, ele produziu tempos depois um documentário chamado A praia de Santa Luzia inspirado pelas imagens que havia registrado. Eles foram considerados os primeiros cineastas brasileiros.
Paschoal também era empresário e foi responsável por criar a primeira produtora de filmes e a primeira revista especializada em cinema do país. Sem os irmãos certamente a história do cinema nacional teria sido outra e sem as primeiras imagens captadas por Afonso Segreto naquele 19 de junho, talvez a história fosse diferente e a produção de filmes no país tivesse demorado mais para começar a acontecer.
Para saber mais sobre a história completa do início do cinema no Brasil confira a nossa matéria sobre a origem do cinema.