Cineastas brasileiros que tiveram destaque internacional
Texto: Thaís Melo
Que os talentos do cinema brasileiro estão cada vez mais fazendo sucesso internacionalmente não é novidade para ninguém. Mas você conhece os cineastas que estão fazendo sucesso fora do Brasil? Já fizemos uma parte um dessa lista e como faltaram muitos nomes importantes na primeira lista, preparamos uma parte dois.
Bruno Barreto
Aos 68 anos, Bruno Barreto é um forte nome do cinema brasileiro. O cineasta nasceu no Rio de Janeiro e dirigiu filmes como “Dona Flor e seus dois maridos” (1976) que foi um sucesso de público e também o aclamado “O que é isso, companheiro?” (1997) que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Na sua carreira fora do país ele dirigiu os filmes “Assassinato sob duas bandeiras” (1990), “Atos de Amor” (1996), “Voando Alto” (2003) dentre outras produções. Pelo visto o talento é de família, pois o irmão do diretor é o também cineasta Fábio Barreto.
Vicente Amorim
O cineasta Vicente Amorim é austro-brasileiro e atualmente com 57 anos ele já estabeleceu sua carreira dentro e fora do Brasil. Amorim foi um dos profissionais responsáveis por implementar no país o método norte-americano de assistência de direção. Em sua carreira internacional ele já dirigiu filmes como “Um homem bom” (2008) e “Rio, eu te amo” (2014).
Andrucha Waddington
Andrew Waddington, mais conhecido como Andrucha, é diretor, produtor e roteirista. Aos 53 anos ele é um dos sócios da produtora Conspiração Filmes. Ele já ganhou diversos prêmios internacionalmente e foi responsável por dirigir os longas nacionais “Eu, Tu, Eles” (2000) e “Casa de Areia” (2005), dentre outros. Já quando se trata de produções internacionais ele dirigiu um dos curtas do filme “Rio, eu te amo”(2014).
Afonso Poyart
O cineasta Afonso Poyart nasceu em São Paulo e atualmente tem 44 anos. Em sua carreira ele já dirigiu filmes como “2 coelhos” (2012) onde ele chamou a atenção pelo uso de uma linguagem que não é muito comum no cinema nacional e “Aldo – Mais forte que o mundo” (2016). Fora do país ele dirigiu o longa-metragem “Presságios de um crime” (2015) que tem nomes como Anthony Hopkins e Colin Farrell no elenco.
Gostaram da parte dois da nossa lista? Então, não deixem de conferir a primeira parte, clicando aqui.