Texto: Thaís Melo
Não é segredo para ninguém como o Brasil é um país rico culturalmente. Nossa música e nosso cinema são reconhecidos por todo o mundo. Mas essa riqueza cultural fica ainda mais evidente e interessante quando uma forma de arte inspira a outra. Por isso, separamos alguns filmes que tiveram os seus roteiros inspirados em músicas brasileiras.
Algumas canções contam verdadeiras histórias com início, meio e fim e tiveram essas narrativas ampliadas em forma de produções cinematográficas. Outras podem não conter uma história completa, mas tem personagens e trechos tão marcantes que inspiraram obras cinematográficas que tentam contar à narrativa que eles imaginaram com base na letra da música.
Faroeste Caboclo (2013)
A famosa música Faroeste Caboclo lançada em 1987 pela banda “Legião Urbana” conta com início, meio e fim a trajetória do personagem João de Santo Cristo. Com cerca de nove minutos de duração a canção realmente conta uma história e ela foi ampliada em forma de longa-metragem em 2013 pelo cineasta René Sampaio. O filme foi um sucesso de bilheteria tendo nomes como Fabrício Boliveira e Isis Valverde encabeçando o elenco.
No longa, vemos toda a jornada do protagonista ao se mudar para Brasília e tentar ter uma vida melhor por lá. Nessa busca ele acaba se apaixonando por Maria Lúcia e ganhando um inimigo declarado.
O menino da porteira (1976 e 2009)
A canção O menino da porteira de 1955 foi composta por Teddy Vieira e Luís Raimundo e já foi gravada por diversos nomes da cena musical sertaneja brasileira. A música inspirou dois filmes de mesmo título, o primeiro foi lançado em 1976 e teve como protagonista o cantor Sérgio Reis. Já em 2009 chegou aos cinemas brasileiros a refilmagem tendo como protagonista o cantor Daniel. Embora a abordagem dos filmes seja diferente a fonte de inspiração foi a mesma.
Ambos os filmes contam a história de uma amizade entre um peão e um menino que sonha em ser um boiadeiro quando crescer. A primeira versão foi um sucesso, já a refilmagem teve menos impacto no público.
Menino do Rio (1982)
Inspirada na canção composta por Caetano Veloso e que ganhou fama interpretada pela cantora Baby do Brasil a música de 1980 de mesmo nome, serviu como fonte de inspiração para o roteiro do longa-metragem Menino do Rio que conta a história de um surfista carioca que se envolve com uma menina rica. O longa foi dirigido por Antônio Calmon.
Eduardo e Mônica (2022)
Novamente uma música inspirada em uma canção da banda de Brasília Legião Urbana. Assim como Faroeste Caboclo a canção Eduardo e Mônica também conta uma história completa que foi ampliada e adaptada em formato de filme em 2022. Sendo protagonizado por Alice Braga e Gabriel Leone. Com direção de René Sampaio o longa tem o mesmo título da música e conta a história de um casal que aparentemente é bem oposto um do outro.
Um fato interessante é que em uma das cenas o ator Fabrício Boliveira aparece interpretando novamente João de Santo Cristo e interagindo com a personagem Mônica brevemente, ligando assim os dois filmes inspirados em músicas da banda Legião Urbana.
O abismo prateado (2011)
Dirigido por Karim Ainouz, o longa O abismo prateado de 2011 protagonizado por Alessandra Negrini conta a história de uma dentista que ao chegar de um dia de trabalho escuta uma mensagem deixada pelo seu marido terminando o casamento deles. A inspiração para o roteiro do longa veio da obra “Olhos nos Olhos” composta por Chico Buarque em 1976.
Esses são apenas alguns exemplos de filmes inspirados em músicas. É sempre muito interessante quando o cineasta tem a capacidade de transformar uma forma de arte em outra. E para quem ficou curioso para conferir o resultado vale muito a pena escutar as canções e na sequência assistir aos longas e ir percebendo onde uma obra inspirou a outra. Como ainda existem muitos filmes que tiveram a mesma fonte de inspiração quem sabe em breve não fazemos uma parte dois dessa lista.