Aracy Balabanian e o seu legado na teledramaturgia brasileira
Texto: Thaís Melo
Aracy Balabanian faleceu aos 83 anos de idade no dia sete de agosto no Rio de Janeiro. A atriz teve mais de 60 anos de carreira e nessas décadas de dedicação a atuação trabalhou em produções na TV, no teatro e no cinema. Filha de imigrantes armênios ela nasceu em Mato Grosso do Sul e começou a sua carreira artística em 1964.
Seu primeiro papel na TV veio na peça “Antígona” montada e exibida pela TV Tupi. Já sua primeira novela “Marcados pelo amor” foi na Record TV, depois disso ela voltou a trabalhar na TV Tupi onde ficou por alguns anos. Até que em 1972 ela foi para a Rede Globo onde trabalhou durante a maior parte de sua vida e esteve em produções de sucesso da emissora.
Dentre elas, estão às novelas “Rainha da Sucata” de 1990, “A próxima vítima” de 1995, “Da cor do pecado” exibida em 2004, “Cheias de charme” de 2012 e também ficou por anos no programa humorístico “Saí de Baixo” que esteve no ar de 1996 a 2002 e onde ela ficou marcada como a personagem Cassandra.
Mas essa carreira de sucesso só veio graças à força de vontade da atriz, isso devido ao seu pai ser contra a ideia de ter uma filha nessa profissão. Foi só em 1968, quando ela já estava no meio artístico há cerca de quatro anos que seu pai passou a aceitar a sua escolha profissional.
Embora a maior parte da carreira de Aracy Balabanian seja composta por seus trabalhos na televisão, ela também chegou a atuar no teatro e no cinema. No teatro destacam-se suas participações em uma montagem da peça “Hair” em 1968 sob a direção de Ademar Guerra e sua atuação como Clarice Lispector na peça de 1998 intitulada “Clarice Coração Selvagem”.
Já no cinema ela esteve em longas como “A primeira viagem” de 1975 e “Sai de baixo – O filme” de 2019. Durante a sua extensa carreira ela esteve em mais de 50 produções televisivas, a maior parte delas telenovelas. Uma de suas marcas registradas ao longo de sua carreira foi a sua risada, isso devido à atriz não conseguir conter o riso em algumas cenas do programa “Saí de Baixo”.
Sua última novela foi “Sol Nascente” de 2016, depois disso ela ainda fez algumas participações em produções da Rede Globo como “Malhação: Vidas Brasileiras” em 2018 e o especial de fim de ano “Juntos a magia acontece” em 2019. A atriz estava internada em um hospital no Rio de Janeiro devido a um câncer de pulmão e infelizmente veio a falecer.
A doença que foi descoberta em 2022 já estava em estado avançado quando o diagnóstico foi feito. A atriz optou por não se casar e nem ter filhos e dedicou realmente a sua vida a carreira na atuação. Dedicação essa que nos rendeu personagens memoráveis, ótimas risadas e deixou um bonito legado de alegria na teledramaturgia brasileira.