Brasileiros em Cannes – 4 filmes participam da edição deste ano
O cinema brasileiro tem uma relação antiga com o Festival de Cannes, um dos mais importantes do mundo, e esse ano essa representação será muito significativa. O festival, que acontece nos próximos 16 a 27 de maio traz 4 longa-metragens brasileiros: “A Flor do Buriti”, de Renée Nader Messora e João Salaviza, na mostra Un Certain Régard, “Levante”, de Lillah Halla, na Semana da Crítica, além de 2 documentários fora de competição, “Nelson Pereira dos Santos – Uma Vida de Cinema”, de Aída Marques e Ivelise Ferreira, e “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça.
Mesmo os documentários que serão exibidos fora de competição, na verdade concorrem ao “Olho de Ouro”, um prêmio especial que foi instituído alguns anos atrás para o melhor documentário exibido nas muitas mostras oficiais do festival.
“A Flor do Buriti” fará sua estreia mundial em Cannes. O filme retrata os Krahô, no norte do Tocantins, e traz um dos temas mais urgentes da atualidade: a luta pela terra e as diferentes formas de resistência implementadas pela comunidade da aldeia Pedra Branca.
O longa atravessa os últimos 80 anos dos Krahô, trazendo para a tela um massacre ocorrido em 1940, onde morreram dezenas de pessoas. Perpetradas por dois fazendeiros da região, as violências praticadas naquele momento continuam a ecoar na memória das novas gerações.
“A Flor do Buriti” foi rodado durante 15 meses em quatro aldeias diferentes, dentro da Terra Indígena Kraholândia. Relatos históricos baseados em conversas e a realidade atual da comunidade serviram de base para a construção da narrativa do filme.
“Levante”, de Lillah Halla, narra o dilema de Sofia, uma jovem jogadora de vôlei que descobre que está grávida, em um país onde o aborto é ilegal. O filme é uma coprodução Brasil-Uruguai e é o primeiro longa-metragem de Lillah Halla, uma diretora feminista que estudou em Cuba e que exibiu o curta-metragem “Menarca” em Cannes em 2020.
O documentário “Retratos Fantasmas”, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”, “Aquarius”, “Bacurau”) terá sua estreia mundial na Seleção Oficial da 76ª edição do Festival de Cannes, que acontece de 16 a 27 de maio na cidade de Cannes, no sul da França. O filme de 91 minutos, produzido por Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes, de Silvia Cruz e Felipe Lopes, é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e será exibido em Sessão Especial fora de competição. Este é o terceiro filme do diretor na Seleção Oficial de Cannes, depois de “Aquarius”, em 2016, e “Bacurau”, codirigido por Juliano Dornelles, em 2019, quando ganhou o Prêmio do Júri.
“Retratos Fantasmas” tem o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.
“Nelson Pereira dos Santos – Uma Vida de Cinema” foi anunciado pela primeira vez em 2020, em plena pandemia, referindo-se a uma narrativa com base em entrevistas deixadas pelo diretor de “Rio 40 Graus” (1955) ao longo de sua carreira, numa cartografia das resiliências culturais do país. O filme, dirigido pela professora da UFF Aída Marques e pela viúva do cineasta Ivelise Ferreira, coloca Nelson nas telas de Cannes, promete emocionar um dos realizadores brasileiros mais respeitados em todo o mundo.