direto da redaçãonotícias

ALUNOS DA ESCOLA POPULAR DE AUDIOVISUAL DO CARIRI PRODUZIRÃO 4 VIDEOCLIPES DE ARTISTAS DA REGIÃO

A FilmInBrasil EPAC – Escola Popular de Audiovisual do Cariri divulga os grupos selecionados na primeira chamada de produção de videoclipes de grupos da região do Cariri, que serão produzidos pelos alunos em formação no curso.

Depois de uma intensa curadoria feita entre os mais de 20 grupos inscritos, as 4 equipes de produção escolheram os grupos e artistas que terão seus videoclipes produzidos. São eles: Gabi Andrade, Banda Magnetar, Orquestra Armorial do Cariri e Fabricio Skinny. 


A FilmInBrasil EPAC é uma escola de formação em audiovisual, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura do Ceará, e tem coordenação pedagógica de Marcelo Paes de Carvalho e coordenação técnica de Valéria Pinheiro, além de apoio da ABCVATÁ e da 4All, entidade sem fins lucrativos luso-brasileira, com sede em Portugal e  com projetos em todo o planeta.


A FilmInBrasil EPAC e os seus alunos agradecem imensamente a participação de todos os grupos inscritos, lembrando que futuramente outras novas chamadas serão feitas, tendo como objetivo aproximar os alunos que estão entrando em um novo mercado profissional de outros artistas da região. 


As equipes entram agora em fase de pré-produção desses trabalhos, com previsão de lançamento em agosto de 2023.


Conheça um pouco mais dos artistas e grupos musicais selecionados:

 

Gabi Andrade

 

Gabi Andrade é uma cantora e compositora caririense. Canta e compõe desde a adolescência e no começo do ano de 2023 decidiu produzir o seu primeiro EP intitulado “Fragmentos” que teve como primeiro Single lançado em todas as plataformas digitais a música “Clima Ameno” , possuindo influências do Soft Rock, Indie e Pop.
 

Logo após, ao final do mês de maio, lançou o seu segundo single, intitulado “Fragmentos” que carrega o mesmo nome do EP completo. Esta canção, desta vez, bastante melancólica, carrega influências do soft pop e do MPB, trazendo à tona uma faceta mais sentimental e emocional da artista.

As outras quatro canções do EP “Fragmentos” serão lançadas ao longo do ano e cada uma carregará um estilo, tema e sentimento diferente, tornando o EP um trabalho plural e, literalmente, fragmentado.

 

 

Banda Magnetar


A Banda Magnetar é um projeto musical independente criado na região do Cariri Cearense. O conjunto leva aos seu apreciadores proposta musical envolvente e que possui um poder magnético tão forte quanto o de uma estrela de nêutrons,cuja as músicas apresentam algumas pitadas de rock, pop,indie e folk fazendo assim o seu público refletir sobre o que acontece dentro e/ou ao redor de si, permitindo assim um mergulho profundo em uma atmosfera totalmente intimista.


O projeto da banda foi idealizado pelo compositor e cantor solo Matheus Santos com o intuito de levar até o público uma sonoridade cheia de influências musicais onde dentro particularidade de cada um dos seus integrantes, a banda demonstra toda uma diversidade e um jogo de influências musicais, influências estas que permeiam entre artistas nacionais e internacionais, como as do rock, pop, indie e folk. A Magnetar também traz em seu repertório grandes clássicos da MPB, do pop-rock nacional e, principalmente, composições autorais com letras singelas que traduzem partilha e vivências e que buscam retratar as coisas do cotidiano de uma forma poética.


Além de Matheus Santos (vocal/violão), a banda conta ainda com Igor Torres (contrabaixo elétrico), Sidney Oliveira (guitarra elétrica) e Hélio Júnior (bateria) onde a interação musical de cada dos membros pode ser percebida a cada apresentação da Magnetar.

O nome “Magnetar” vem do nome de uma estrela com um forte poder de atração, então para a banda, “Magnetar “ significa “Atrair” por isso apresenta-se como um verbo.

 

 

Orquestra Armorial do Cariri


A Orquestra Armorial do Cariri nasceu sob a influência das manifestações populares, tradições como reisados, bandas cabaçais, a viola e a rabeca, os penitentes, incelenças, guerreiros, dança do coco, o maneiro pau, os repentistas, as rezadeiras, as beatas, os sanfoneiros e os artesãos.


Iniciou como uma proposta de musicalização desenvolvida pelo SESC Juazeiro em 2002, na busca de um projeto que não fosse invasor e colonizador, que respeitasse as tradições locais, a cultura local, seus Mestres e instrumentos populares, acentuando o caráter erudito que há nas canções populares e tocando compositores que tiveram forte influência popular como Villa-Lobos, utilizando-se de rabecas, pífanos, rabecão, marimbau, zabumba, violoncello, sanfona, flauta transversal, tendo como filosofia o Movimento Armorial, do Mestre Ariano Suassuna, os arranjos buscam acentuar as matrizes vindas de além mar que se encontram em nossas canções populares. 



 

Fabrício Skinny

Fabrício Skinny, é um artista visual, rapper,  tatuador, NFT Artistic, designer gráfico e arte educador.

Desde a infância foi influenciado pela arte, através dos desenhos que assistia, e apoiado por sua mãe. Em 2007 conheceu a cultura Hip Hop e começou a  escrever seus próprios raps e a gravar, se apaixonando pela cultura e se aprofundando cada vez mais. Como rapper já fez shows em vários estados do nordeste. Skinny também é tatuador profissional e através dos seus estudos de Lettering conheceu o Caligrafite, arte visual que expressa de forma abstrata através de caligrafias. As ilustrações criadas por Skinny trazem influência do Caligrafite e de todas as suas vivências.


Acima de tudo Skinny é uma mente criativa, aberta às possibilidades que a arte pode alcançar, e enxerga arte como uma ferramenta de transformação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo