Cursosdestaquedireto da redaçãonotícias

A volta da EPAC e a FilminBrasil pelo ponto de vista de um ex-aluno

Manter as engrenagens girando é essencial para fazer as coisas acontecerem, e, na FilminBrasil, elas estão sempre a todo vapor!

 

Em 2023, a FilminBrasil abriu uma nova base na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, e foi responsável por formar mais de 30 alunos no Cariri Cearense com o projeto da EPAC – Escola Popular de Audiovisual do Cariri. A casa esteve (e continua) aberta durante todos os meses de formação para receber todo tipo de professores, artistas e interessados da sétima arte, além de proporcionar a exibição de inúmeros filmes independentes e a produção de filmes autorais dos próprios alunos. 

 

E toda boa árvore dá bons frutos.

 

A primeira turma da EPAC revelou vários artistas e fazedores de cultura que estão Nordeste afora desenvolvendo seus projetos e inspirando novas pessoas. Um desses alunos é justamente quem vos escreve esse texto (olá!).

 

Me chamo Deivid Levy, sou da primeira turma da EPAC e a minha participação ativa na escola foi o que gerou o convite para fazer parte da equipe InCartaz. Atualmente, sou eu quem escreve esses textos que vocês leem por aqui, e, no último mês, eu estive no estado da Paraíba como representante da FilminBrasil para ministrar uma oficina de roteiro audiovisual e narrativa.

 

 

Oficina: Da Escaleta ao Fade Out, em Sousa

 

Nos dias 9, 10 e 11 de abril, a cidade de Sousa me recebeu para falar com os alunos da Escola SESI José da Paiva Gadelha sobre teoria narrativa e roteiro audiovisual. 

 

Foram três dias de oficina oferecidos pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, em parceria com a FilminBrasil, em que foram abordados a história da narrativa, os conceitos e elementos básicos de uma história e a linguagem e estrutura de um roteiro audiovisual. Além da minha parte favorita: os momentos de criatividade em conjunto da turma, de onde saíram ótimas ideias e gerou-se um protótipo de narrativa desenvolvido com base nos conceitos estudados nas aulas.

 

Eu não costumo passar “provas” ou “exercícios” para testar o aprendizado dos alunos, mas, eu diria que esses momentos são a prova definitiva de que eles absorveram a mensagem.

 

 

Oficina de Roteiro e Narrativa, em Poço de José de Moura

 

Algum tempo depois, a Associação Cultural Pisada do Sertão me levou até a cidade de Poço de José de Moura, que eu já tinha visitado anteriormente para a produção de documentários realizados pela Pisada, mas essa foi a primeira vez que fui até lá para ensinar.

 

A oficina teve duração de uma semana, acontecendo entre os dias 29 de abril e 03 de maio, e também abordou diversos temas relacionados à teoria narrativa e ao roteiro audiovisual. Além de conversarmos sobre a origem da contação de histórias e dos conceitos da narrativa, também houve um grande foco no desenvolvimento de personagens e na relação entre a psicologia e a teoria narrativa. 

 

E, é claro que eu não sairia de lá de mãos abanando. Trouxe comigo mais um protótipo de história desenvolvida em conjunto pelos alunos, com temática extremamente criativa. Isso parece já ter virado regra nas minhas oficinas e eu espero um dia poder seguir com o desenvolvimento dessas ideias, tanto a história do garoto órfão que adota uma garotinha por motivos não tão bons quanto parece, quanto a história da “baliza” que sofre um acidente e é impedida de dançar.

Conclusão

 

Isso foi um pouco do que tem acontecido no projeto FilminBrasil nesses últimos dias e, principalmente, um exemplo dos frutos que podem ser gerados a partir de uma de nossas escolas.

 

E, falando em escola geradora de frutos, a EPAC – Escola Popular de Audiovisual do Cariri está com as inscrições abertas agora mesmo para a sua segunda turma. O período para as inscrições está quase acabando, mas você ainda pode correr para fazer a sua até o dia 13 de maio. As aulas acontecerão na Casa InCartaz Cariri, localizada na Rua Dr Diniz, nº 778, Centro de Juazeiro do Norte.

 

Para saber mais e ter acesso ao formulário de inscrição:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo