Fernanda Torres dedica prêmio do Globo de Ouro à sua mãe, Fernanda Montenegro

Texto: Letícia Holanda

“Quero dedicar esse prêmio a minha mãe. Vocês não tem ideia: ela esteve aqui há 25 anos. E isso é uma prova de que a arte pode perdurar ao longo da vida”, disse Fernanda Torres em seu discurso ao receber o prêmio de Melhor Atriz pelo Globo de Ouro pela atuação no filme “Ainda Estou Aqui” do diretor Walter Salles, em que interpretou Eunice Paiva. As outras indicadas ao prêmio foram Angelina Jolie pela atuação em “Maria Callas”, Nicole Kidman, por “Babygirl”, Tilda Swinton, por “O Quarto ao Lado”, Kate Winslet, por Lee e Pamela Anderson, por “The Last Showgirl”. Na ocasião Fernanda também comemorou a presença de tantas mulheres “um ano incrível para performances femininas”, destacou a atriz.

O filme Ainda Estou Aqui já recebeu prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e levou o “Prêmio do Público” no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, ainda tem chances de uma possível indicação ao Oscar como Melhor Filme Internacional. Já no Globo de Ouro é a segunda vez que um filme brasileiro é premiado, agora na categoria de “Melhor Atriz” e em 1999 na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”. 

Um flashback: um pouco sobre a passagem de Fernanda Montenegro no Globo de Ouro

Foto: Reprodução Instagram

Em 1999, o filme Central do Brasil foi indicado ao Globo de Ouro na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” e a atriz Fernanda Montenegro foi indicada como “Melhor Atriz”, apesar da atriz brasileira não ter ganhado o prêmio, o filme venceu na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”. No período da indicação Fernanda Montenegro tinha 69 anos de idade, ela esteve com figuras reconhecidas em Hollywood, como Meryl Streep. Na véspera da premiação, ela contou em entrevista ao Estadão que não havia preparado discurso: “Se preparasse é que eu estaria achando que poderia vencer. Ok, se acontecer esse milagre, vou fazer um discurso breve; quanto mais rápido o agradecimento, mais chance dele ser charmoso”. Num paralelo temporal, décadas depois a filha da atriz, Fernanda Torres, falou: “Meu Deus, eu não preparei nada porque já estava feliz” após receber o Prêmio de Melhor Atriz e improvisou seu discurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *