Festival “Nordeste é coisa de cinema” vai continuar com as exibições

Texto por: Leticia Holanda/ Foto por: Diego Pontes

As exibições do Festival “Nordeste é Coisa de Cinema” foram prorrogadas! Os filmes continuam disponíveis até o dia 15 de dezembro! O Festival disponibiliza curtas-metragens para todo o Brasil de forma gratuita, com objetivo valorizar o Nordeste e expandir as riquezas em tradições culturais e históricas da região através do cinema, proporcionando a exibição de filmes produzidos no nordeste. O evento é promovido pela InCartaz, e está acontecendo de forma on-line e presencial. Os filmes podem ser acessados neste link: https://nordeste.filminbrasil.com/.

Deborah Bellator, produtora do evento, afirmou que a curadoria buscou “escolher filmes que tocam ao coração e nos fazem refletir” e enfatizou que os filmes que integram a curadoria são “dignas de estarem em todas as salas de cinema pois exalta a cultura nacional e tem diversidade cultural”. Conta com 5 filmes curta-metragens, sendo divididos nas categorias: filmes infantis, ficção e documentário. O Festival destaca o potencial artístico do Nordeste, pois de acordo com Deborah: “o audiovisual brasileiro não é definido somente pelos filmes produzidos pelo sul e sudeste”.

A curadoria é dividida nas categorias filmes infantis, ficção e documentário. Na categoria de filmes infantis estão os filmes Nem todas as manhãs são iguais (2021) da realizadora paraibana Fabi Melo e o filme Cercas (2021) do Ismael Moura. A ficção escolhida é Ilha (2021) também do Ismael Moura. Já nos documentários as obras selecionadas foram Cigamnos (2023) e o Linhas de Soco (2023) do Rafasel.

O evento também contará com oficinas de Óculos 3D de forma presencial. A atividade vai apresentar os conceitos básicos sobre as tecnologias que envolvem o Cinema 3D, ensinando a produzir os próprios óculos para assistir nesse formato, o objetivo da oficina é incentivar a criatividade e o interesse de crianças pelo mundo do cinema. O ministrante é o cineasta e fotógrafo Adilson Barros, a oficina será ministrada em escolas públicas do município de Serraria na Paraíba.

Os filmes vão continuar disponíveis de forma on-line até o dia 15 de dezembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *