direto da redaçãonotícias

O carnaval retratado no cinema

Texto: Thaís Melo

 

Se tem uma festividade que quase todos os brasileiros amam é o carnaval. Mas nem sempre essa festa teve a cara que conhecemos hoje. O carnaval teve início na antiguidade como uma festa pagã bem diferente da que temos atualmente. O objetivo era louvar divindades e comemorar as colheitas nos últimos meses do ano. Na Idade Média a igreja católica mudou o período da celebração para os dias que antecediam a quaresma. Foi só no século XIII na Europa, em especial, na Itália que surgiram os bailes de máscara como forma de celebração para essa festividade.

 

A princípio esses bailes eram uma exclusividade dos nobres, mas com o tempo todos passaram a celebrar o carnaval. Quando os portugueses chegaram ao Brasil passaram a trazer a celebração para o país. Mas foi só em 1899 quando Chiquinha Gonzaga compôs a primeira marchinha que ele começou  a tomar a forma que conhecemos hoje. Com o samba e as marchinhas passando a serem o símbolo dessa celebração no Brasil, assim como as fantasias que começaram com os europeus. 

 

Embora, não tenha surgido no Brasil, à celebração ganhou uma nova identidade por aqui e o carnaval passou a fazer parte da nossa cultura. Não por acaso, hoje pessoas de todo o mundo vem conhecer o carnaval brasileiro. Seja pelo samba e os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, pelo axé e os trios elétricos que arrastam milhares de pessoas na Bahia, pelo frevo e os blocos de rua consagrados em Pernambuco ou da forma que cada estado brasileiro comemora essa festa. O Brasil mesmo tendo diversos tipos de celebração para essa época do ano conseguiu se consagrar como o país do carnaval e por isso muitas de suas produções cinematográficas retratam de alguma maneira essa festa. 

 

Rio (2011)

 

Para abrir a nossa lista temos uma animação, que embora não seja brasileira foi dirigida por um brasileiro. “Rio” de 2011, foi dirigido por Carlos Saldanha e tem como enredo a história de Blue. Uma arara azul que vive domesticada nos Estados Unidos e vem ao Rio de Janeiro conhecer a última fêmea de sua espécie. No meio dessa jornada a obra retrata um desfile de carnaval e inclusive alguns dos personagens principais participam desse desfile no meio do Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

 

Um ano inesquecível: Verão (2023)

 

O filme mais recente dessa seleção é “Um ano inesquecível: Verão”, o primeiro dos quatro filmes lançados pela Amazon Prime Video inspirados no livro “Um ano inesquecível”. O conto que se passa na época do verão, foi escrito por Thalita Rebouças. No filme acompanhamos “Inha” uma jovem estudante de moda que vai parar no barracão da Portela onde começa a ajudar a fabricar as fantasias enquanto tenta entrar em contato com uma estilista famosa que também está ajudando a montar as fantasias para conseguir uma carta de recomendação para estudar em Paris. Na obra além de vermos um pouco do desfile vemos também o processo de criação e blocos de rua.

 

Carnaval (2021)

 

Como o próprio nome diz “Carnaval” é um filme da Netfix lançado em 2021 que tem como foco o carnaval. Mas dessa vez não é o carnaval do Rio e sim o da Bahia, com muito axé. No longa vemos uma influenciadora chamada Nina interpretada pela atriz Giovana Cordeiro que após um término reúne suas três amigas e vai aproveitar o carnaval em Salvador. Com muito romance, amizade e um verdadeiro passeio por Salvador, a obra mostra bastante o carnaval da região com direito a trio elétrico, blocos de rua e camarotes.

 

Ó paí, ó (2007)

 

No longa “Ó paí, ó” de 2007 protagonizado por Lázaro Ramos vemos um cortiço em Salvador, mas especificamente no Pelourinho, que tem moradores que compartilham uma paixão em comum: o carnaval. Toda a trama tem muita música, ritmo e o clima de carnaval em sua narrativa. Mostrando os mais variados modos de se aproveitar o carnaval da Bahia a obra também tem outros nomes de peso no elenco como Wagner Moura, Dira Paes e Emanuelle Araújo.

 

Trinta (2014)

 

Para fechar nossa lista temos o filme “Trinta” protagonizado por Matheus Nachtergaele. No longa de 2014 vemos a história de Joãosinho Trinta um grande carnavalesco brasileiro que dedicou sua vida aos desfiles das escolas de samba. O longa mostra toda a trajetória de Joãosinho indo desde a sua carreira como bailarino até seus anos como carnavalesco da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. Como por muitos anos ele viveu para o carnaval, a obra também dedica boa parte de sua duração ao carnaval e a importância de Joãosinho nos desfiles.

 

E você, gostou da lista? Quais outros filmes sobre carnaval você acha que faltaram?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo