Estamos em abril, completamos um ano da pandemia do novo coronavírus. Alguns setores seguem atuando em quarentena, outros estão adotando protocolos de segurança para um retorno seguro e flexibilizando seus serviços, e com o audiovisual não é diferente. Você já se perguntou como fazer para seguir os protocolos de segurança no set de filmagem? E sabe como fazer?

“Uso obrigatório de máscara” é algo que muitos já fazem, ou ao menos deveriam fazer. O álcool em gel virou, junto ao uso de máscara, o companheiro de todas as horas. Sim, eles ainda são essenciais e necessários para ir ao supermercado ou qualquer lugar fora de casa que não tenhamos acesso à água e sabão.

Pensando em formas de conter o vírus enquanto ocorre o retorno aos sets de filmagem de maneira gradual, a realização de alguns procedimentos em nossa rotina de trabalho se torna necessária e essencial. Confira abaixo algumas informações colhidas no “Manual Geral de Procedimentos de Segurança COVID-19 para o Cinema e o Audiovisual”, publicado no início de outubro pelo SINDCINE  e desenvolvido pelas Associações de Técnicos do Cinema.

Não vamos nos ater aqui às medidas básicas de prevenção, que todos já devem conhecer, mas sim ao nosso nicho de trabalho, onde, no momento intermediário de flexibilização das medidas restritivas, novas medidas de biossegurança e distanciamento social serão adotadas, permitindo o retorno das atividades do setor.

As recomendações são higienização do ambiente, da equipe e também dos equipamentos.

  • A equipe deve evitar entrar no set com itens pessoais que aumentam o risco de contaminação como brincos, pulseias e anéis. Os tapetes higienizantes são uma boa alternativa para desinfecção das solas dos calçados.
  • A base do set deve ser arejada e o distanciamento deve ser respeitado também nesses locais (pranchão com apenas dois ocupantes, por exemplo), o Vídeo Village deve priorizar cadeiras plásticas e nos camarins, quando possível, manter figurino e maquiagem em espaços separados ou (com distanciamento seguro)
  • Sobre desinfecção para os equipamentos, uma dica importante antes de tudo é: limpar antes de desinfetar. A limpeza (para retirar sujeira, graxa, etc) deve ser realizada antes, pois os produtos desinfectantes que serão utilizados após, precisam de alguns minutos para agir e destruir o vírus.

Alguns dos principais métodos e produtos desinfectantes vão desde água e sabão comum ao álcool 70%, água sanitária (hipoclorito de sódio, na concentração de 2,5 colheres de sopa para 1L de água), água oxigenada) na concentração de 6% à 25% entre outros.

O manual aponta também o melhor tipo de teste para ser realizado nas equipe de profissionais, e recomenda a necessidade de toda a equipe presente no set de filmagem e/ou trabalho em escritório, realizar periodicamente o teste.

Por se tratar de um novo vírus, as formas com que lidamos com ele, seja na prevenção, transmissão e protocolos de retorno seguro, estão em constante mudança, pois são feitos com base em pesquisas e dados em andamento. Com isso, é provável que as recomendações e protocolos mudem ao longo do tempo para abranger esses estudos.

Para conferir o Manual Geral de Procedimentos de Segurança COVID-19 para o Cinema e o Audiovisual”, clique aqui