Texto: Thaís Melo
Desde o início do cinema é muito comum vermos produções audiovisuais que tem seus roteiros inspirados em livros. Geralmente não existe meio termo entre filmes que são adaptações de livros, ou o público ama e o sucesso é garantido ou os fãs do livro detestam a adaptação e o filme é um fracasso.
Também tem aqueles que gostando ou não da adaptação fazem questão de ler o livro antes de ver o filme ou série que foi inspirado nele. Pensando nisso, separamos alguns livros nacionais que estão sendo adaptados para o audiovisual.
Torto Arado
O aclamado romance nacional Torto Arado escrito por Itamar Vieira Junior está sendo adaptado em formado de série pela HBO Max. O livro que é dividido em três atos provavelmente terá sua história contada ao longo de três temporadas e tem o cineasta Heitor Dhalia a frente do projeto.
O livro publicado em 2019 já ganhou diversos prêmios e conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia. Ambas foram marcadas por um acidente quando eram crianças e vivem em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina em condições de trabalho análogo à escravidão. A adaptação ainda não tem data de lançamento.
Tudo é rio
O livro da escritora brasileira Carla Madeira já teve os seus direitos adquiridos pela Boutique Filmes e vai virar filme. A obra publicada em 2014 foi o livro de estreia da autora. Em Tudo é rio vemos a história do casal Dalva e Venâncio, após uma perda trágica causada pelo ciúme excessivo de Venâncio o casal tem suas vidas e seu casamento mudados. Na história também conhecemos Lucy a prostituta mais cobiçada da pequena cidade que entra na vida do casal transformando tudo em um triângulo amoroso com muito drama. O filme também não teve ainda a sua data de lançamento divulgada.
Um ano inesquecível
Voltado para o público jovem, o livro de 2015, conta quatro histórias cada uma escrita por uma autora diferente. Na obra Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças nos levam por narrativas que acontecem uma em cada estação do ano.
Na obra vemos quatro contos que nos apresentam uma viagem no inverno, um outono decisivo, uma primavera que faz florescer uma paixão e um amor de verão. As quatro narrativas prometem contar histórias que acontecem na juventude e marcam a vida das pessoas para sempre.
Um ano inesquecível já teve os seus direitos adquiridos pela Amazon Prime Video que vai transformar cada uma das histórias em um filme. O primeiro deles chega ao streaming ainda em 2023.
Quinze dias
Também voltado para o público jovem, no livro com temática LGBTQIAP+ Quinze dias do autor Vitor Martins conhecemos a história de Felipe que está ansioso para as férias do meio do ano. O adolescente já tem em seus planos passar o tempo vendo séries, assistindo tutoriais no YouTube e lendo, até que sua mãe o avisa que o seu vizinho Caio vai passar as férias hospedado na casa deles.
Acontece que Caio é a primeira paixão de Felipe há anos e essa convivência vai fazer com que o protagonista embarque em uma jornada de autoaceitação e de muita descoberta. Em seu romance de estreia o autor aborda temáticas como gordofobia e bullying.
O livro de 2017 já teve os direitos adquiridos pela produtora Conspiração Filmes, mas ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a produção.
Corpo Vazio
O livro de 2021 escrito pela autora e psiquiatra Natalia Timerman conta a história de Mirela, uma mulher inteligente e com uma carreira de sucesso que se envolve em um romance com Pedro, até que um dia ele some de sua vida sem dar explicações. Tendo como foco o ghosting, que é quando existe um término repentino onde um dos envolvidos simplesmente some sem dar explicações ou avisos. O termo vem da palavra em inglês ghost, que significa fantasma. A prática do ghosting é bem comum nos relacionamentos amorosos hoje em dia, a obra Corpo Vazio mostra como a protagonista lida com a situação e como isso a afeta.
Os direitos de adaptação do livro foram adquiridos pela produtora Maria Farinha Filmes, mas ainda não foram divulgadas mais informações sobre a produção.