Festivais de cinema que movimentam o cenário audiovisual no interior do Nordeste
Texto: Thaís Melo
O Nordeste do Brasil tem uma cultura rica, diversa e que serve de inspiração para muitas formas de arte. Com tamanha riqueza cultural nada mais natural do que um cenário audiovisual empolgante nessa região do país. Para dar espaço para longas e curtas-metragens produzidos no Nordeste e também em outras regiões do país muitos festivais surgiram em cidades do interior para levar o cinema para todos os cantos e celebrar a sétima arte de um jeito bem regional. Confira quais são alguns desses festivais.
Fest Aruanda
O “Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro” é realizado anualmente na rede de Cinépolis do Manaíra Shopping na cidade de João Pessoa. Criado em 2005, o festival já se tornou um dos mais tradicionais festivais do Nordeste. Organizado pela produtora Bolandeir@rte&Films o evento visa premiar profissionais do cinema brasileiro, além de curtas e longas-metragens que são exibidos durante o festival. Um diferencial do evento é que além de dar atenção a filmes que estão sendo divulgados a nível nacional, eles também dão espaço para produções regionais.
Festissauro
Já o “Festival de Cinema do Vale dos Dinossauros”, mais conhecido como “Festissauro” acontece em Sousa, cidade localizada no sertão da Paraíba. O evento reúne palestras, oficinas, mesas-redondas, exibição de longas e mostra competitiva de curtas-metragens. Com início em 2014, o festival une cultura nordestina e audiovisual tudo em um só lugar. Apostando na exibição de curtas regionais o festival já tem seu espaço garantido no circuito de festivais nordestinos.
Comunicurtas
Esse festival de cinema paraibano teve seu início em 2005. O que começou como um projeto de um universitário para exibir produções gravadas pelos alunos da instituição de ensino onde ele estava fazendo sua graduação, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) cresceu e passou a exibir curtas e longas-metragens de diversos cantos do Brasil e do mundo. O festival que acontece em Campina Grande tem debates, exibição de filmes independentes, palestras, oficinas, mostras competitivas e não competitivas, exposições dentre outras atividades. O “Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB” começou pequeno tendo como participantes só os alunos da universidade e hoje já reúne pessoas do país inteiro que querem participar ou apenas prestigiar o festival.
Festival Cinépolis do Cinema Nordestino
Fundado e dirigido por Lúcio Vilar o “Festival Cinépolis do Cinema Nordestino” vai acontecer entre os dias 12 e 18 de outubro. Essa será a primeira edição do festival que vai ser realizado simultaneamente em quatro locais diferentes, sendo eles: João Pessoa, Fortaleza, Natal e São Luís. A produção e curadoria do evento são de responsabilidade da Bolandeira Arte e Films e serão no total sete longas exibidos. Embora as sessões sejam pagas, o festival cobrará um valor simbólico bem menor do que habitualmente vemos em ingressos de cinema.
Esses e outros festivais mantém o cenário do audiovisual brasileiro e também em boa parte as produções nordestinas em evidência. Além disso, fornecem espaço tanto para aqueles que estão começando agora e fazendo tudo de maneira independente como também para nomes maiores do cinema nacional que participam como convidados. Alguns são mais tradicionais e outros estão em suas primeiras edições, mas o propósito todos eles tem em comum, manter vivo o cenário audiovisual do Nordeste.