Um marco para o Sertão: Caetano Moura é o primeiro poçomourense selecionado para a residência de Cinema Direto na França

Texto: Letícia Holanda / Revisão: Jéssica Lucy / Foto: Reprodução Instagram

O jovem cineasta, Caetano Moura, conquistou a vaga na residência de Cinema Direto na França com o apoio do Governo da Paraíba e da Secretaria de Estado da Cultura. Sobre a conquista, Caetano compartilha: “Ainda estou processando tudo isso, mas sigo com o coração aberto e cheio de orgulho. Sei que essa vitória não é só minha, é de todos que acreditam em mim.”

Caetano é cineasta e editor. Seu encontro com a sétima arte surgiu do desejo genuíno de contar histórias, um impulso que o acompanha desde a infância, mesmo quando ainda não sabia como traduzi-las. Foi no cinema que ele se reconheceu, encontrando uma linguagem própria para olhar o mundo e as pessoas. Como ele mesmo define: “No fim das contas, o cinema é sobre gente.”

Caetano é uma das mais de 4.500 pessoas impactadas pelo programa FilmInBrasil de formação em audiovisual. “Eu nunca fui até a FilmInBrasil,  na verdade, ela veio até mim”, conta o Cineasta. A FilmInBrasil chegou até Caetano por meio de uma parceria com a Pisada do Sertão, iniciativa que desde 2004 atua em Poço de José de Moura, no sertão da Paraíba. O espaço é referência na transformação de territórios a partir da formação de jovens da comunidade, incentivando o protagonismo e a construção de novas narrativas no sertão.

Caetano destaca as trocas que viveu durante sua jornada no programa FilmInBrasil, e especialmente com professores e colegas. “Tive muitas trocas significativas, mas uma que me marcou profundamente foi com Marcelo Paes de Carvalho, um dos idealizadores da escola”, conta o jovem. Essas conexões o fizeram perceber o quanto ainda havia a aprender no universo do cinema.

Marcelo Paes de Carvalho, idealizador e coordenador pedagógico do programa, também celebra a conquista de Caetano: “É muito gratificante ver um aluno que, por mérito próprio, alcança espaços tão importantes,  mas que também foi impactado por políticas públicas fundamentais, como as desenvolvidas pela Pisada do Sertão, em parceria com a InCartaz e com a FilmInBrasil.” Ele ainda destaca o poder de unir a vontade de transformar realidades com o acesso a oportunidades concretas.

Caetano Moura conclui deixando o conselho para quem quer ingressar no programa e se profissionalizar em cinema: ”Para quem sonha entrar na FilmInBrasil, eu digo não espere estar pronto, vai assim mesmo, se cerque de pessoas boas, gente que te puxa para frente, o cinema não se constrói sozinho, então dê o primeiro passo, crie conexões e acredite! Quando a gente anda junto dá para sonhar grande e realizar também”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *