Texto: Letícia Holanda / Foto: Reprodução/Instagram
O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi exibido pela primeira vez em Cannes no último domingo (18). O longa-metragem está concorrendo ao principal prêmio do festival, a Palma de Ouro. Após a exibição, os aplausos duraram mais de 10 minutos.
Kleber Mendonça Filho agradeceu à equipe e afirmou: “Me sinto muito honrado em ter vocês aqui, foi uma grande experiência fazer O Agente Secreto. Queria agradecer a todos os atores e a toda equipe técnica. Muito obrigado!” Parte do elenco e da equipe técnica estavam presentes na exibição, dentre eles: Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Juliana Paes, Barbara Paz, Isabel Zuaa, Caio Venâncio e Emilie Lesclaux. A chegada dos representantes brasileiros foi marcada por uma apresentação de Frevo.
O filme é protagonizado por Wagner Moura, e ambientado nos anos 70. A sinopse oficial define como: “Brasil, anos 70. Um professor retorna ao Recife para escapar de um passado misterioso, apenas para descobrir que a cidade não é o refúgio que ele esperava.”
Após a exibição no festival, as primeiras críticas do filme começaram a ser divulgadas, todas ressaltaram aspectos positivos do longa-metragem, destacando a sua qualidade. O FilmLand Empire afirmou que Wagner Moura é um “forte candidato” ao prêmio de Melhor Ator. A crítica também ressalta as características políticas e de homenagem ao cinema.

Foto: Divulgação
Apesar do destaque ao aspecto político, o realizador afirma que a narrativa não gira em torno da ditadura, mas que a ditadura está como plano de fundo. “O fato de ele passar em 1977 não faz do filme automaticamente e obrigatoriamente um filme sobre ditadura. O filme é um retrato histórico do Brasil. O filme se passa no Brasil de 50 anos atrás, e a palavra ditadura não está no filme. Acho que é isso que eu posso falar”, assegura.
Em entrevista à CBN, o diretor falou da expectativa em lançar o longa-metragem nos cinemas brasileiros, “Esse é um filme brasileiro que eu quero muito que seja visto no Brasil. Acho que é um filme de grande público. Então, a gente está muito feliz com a possibilidade do filme ter essa real visibilidade”. Ainda não há data prevista para o lançamento do filme no Brasil