Texto: Letícia Holanda / Foto: Divulgação
O jornal The New York Times divulgou uma lista com os 100 melhores filmes do século XXI, elaborada a partir das contribuições de 500 profissionais da indústria cinematográfica, entre diretores, atores e especialistas. Nomes como Sofia Coppola, Pedro Almodóvar e Mickey Madison participaram da votação.
Na 15ª posição está o brasileiro Cidade de Deus (2002), dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund. O primeiro lugar da lista ficou com o aclamado Parasita (2019), filme sul-coreano de Bong Joon-ho e vencedor do Oscar de Melhor Filme.
Além da seleção, o NYT também publicou comentários de alguns dos votantes. O comediante Patton Oswalt destacou uma cena de dança improvisada em Cidade de Deus, onde se misturam tensão e tragédia, e definiu como “extraordinária”. Já o ator Chiwetel Ejiofor afirmou: “A primeira vez assistindo, você sente o calor, o suor nas suas costas, você sente a pressão, você sente as ruas. Poucos filmes conseguem te colocar tão precisamente dentro daquele ambiente.”
Lançado em 2002, Cidade de Deus é um marco do cinema brasileiro e internacional. Único representante do Brasil na lista, o filme é baseado no livro homônimo de Paulo Lins e retrata o crescimento da criminalidade na favela Cidade de Deus, entre as décadas de 1960 e 1980. A trama acompanha Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem que sonha em fugir da violência, e Zé Pequeno (Leandro Firmino), líder do crime local.
Confira os primeiros colocados da lista:
1. Parasita (2019), de Bong Joon-ho
2. Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, 2001), de David Lynch
3. Sangue Negro (2007), de Paul Thomas Anderson
4. Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar-Wai
5. Moonlight (2016), de Barry Jenkins
6. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), de Joel e Ethan Coen
7. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), de Michel Gondry
8. Corra! (2017), de Jordan Peele
9. A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki
10. A Rede Social (2010), de David Fincher