OSCAR 2026: Academia Brasileira de Cinema anuncia filmes pré-selecionados para representar o país na premiação

Texto: Letícia Holanda / Foto: Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema divulgou os seis filmes pré-selecionados no Oscar 2026, o anúncio foi feito na última segunda-feira (8). Os filmes finalistas foram selecionados em um total de 16 obras que se inscreveram na disputa. Destes, apenas um deles será escolhido para concorrer à premiação representando o Brasil.

Entre os finalistas estão “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e rendeu o prêmio de Melhor Direção para o diretor recifense e de Melhor Ator para Wagner Moura em Cannes e “O Último Azul” que recebeu o Urso de Prata no 75º Festival de Berlim. Além do filme “Manas” de Marianna Brennand e vencedor do prêmio de Melhor Direção em mostra paralela do Cinema de Veneza, o filme ainda se destaca por ter Sean Penn como produtor executivo.

A Comissão de seleção da Academia Brasileira de Cinema irá definir o filme escolhido para representar o Brasil na disputa pela indicação da Categoria de Melhor Filme Internacional no dia 15 de setembro. A equipe é composta por 15 membros, 12 deles são eleitos por meio de votação da Academia e 3 por indicação da diretoria. Todos os integrantes possuem experiência profissional em cinema, mas não precisam ser obrigatoriamente ligados à Academia.

Confira os filmes que podem concorrer ao Oscar 2026:

“Baby” – Direção: Marcelo Caetano

“Kasa Branca” – Direção: Luciano Vidigal

“Manas” – Direção: Marianna Brennand

“O Agente Secreto” – Direção: Kleber Mendonça Filho

“O Último Azul” – Direção: Gabriel Mascaro

“Oeste Outra Vez” – Direção: Erico Rassi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *