Eduardo e Mônica: da música à tela
“E quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração…” com certeza você já ouviu o refrão de Eduardo e Mônica, canção composta por Renato Russo (Legião Urbana), que levou muita gente a imaginar se essa música daria um filme. A resposta é: não só daria como ele já existe. Depois de ter sua estreia adiada algumas vezes por conta da pandemia “Eduardo e Mônica”, dirigido por René Sampaio, estreia 20 de janeiro nos cinemas nacionais, mas já conta com algumas exibições em Brasília. Até então, o filme havia sido exibido apenas em festivais internacionais.
Filmado em Brasília, Rio de Janeiro e Chapada dos Veadeiros em 2018, segundo o diretor “O filme é uma delicada história de amor que fala, entre outras coisas, sobre como é possível amar e respeitar quem pensa muito diferente de você. Em alguma medida, todos já foram o Eduardo ou a Mônica em alguma relação.”
O elenco conta com Alice Braga interpretando Mônica e Gabriel Leone no papel de Eduardo, o casal protagoniza o romance entre uma estudante de medicina e um adolescente ainda no colegial, que buscam superar as diferenças para viver um grande amor na Brasília dos anos 80.
O longa repete a parceria entre o diretor René Sampaio e a produtora Bianca De Felippes, que trabalharam juntos em “Faroeste Caboclo” lançado em 2013, e inspirado na canção homônima da banda de rock nacional Legião Urbana.
A produção ficou a cargo da Gávea Filmes, Barry Company e Fogo Cerrado, co-produção da Globo Filmes e produtora associada Reprodutora.