Diretores de cinema que começaram suas carreiras na publicidade
Texto: Thaís Melo
Não é de hoje que a publicidade produz comerciais que ficam marcados na memória e que são verdadeiras obras cinematográficas, só que com pouca duração e com outros objetivos. Com tantos diretores brilhantes na publicidade brasileira e também mundial não é de se estranhar que muitos diretores que cinema, alguns deles renomados, tenham começado suas carreiras primeiro na publicidade para só depois migrarem para o cinema.
Outros mesmo depois de se tornarem diretores de sucesso, ainda voltam as origens e fazem comerciais para grandes marcas. Pensando nisso, separamos alguns diretores que já trabalharam com publicidade para você conhecer. E não pense que isso acontece apenas no Brasil, pois nos Estados Unidos essa tendência também pode ser observada.
Nomes célebres em Hollywood como David Fincher, Ridley Scott, Spike Lee, Sofia Coppola, Wes Anderson, David Lynch, Martin Scorsese dentre outros já se aventuraram na publicidade. Todos eles já dirigiram comerciais para grandes marcas como Adidas, Dior, Apple, Nike, Chanel e muitas outras. No Brasil também temos nomes fortes do cinema nacional e por vezes até mundial que começaram na publicidade ou se renderam aos seus encantos mesmo depois de já terem uma carreira no cinema.
O brasileiro Fernando Meirelles que dirigiu filmes como Cidade de Deus (2002) e “Ensaio sobre a cegueira” (2008) passou pela publicidade antes de chegar ao cinema. Mas se engana quem pensa que após ganhar notoriedade no meio cinematográfico ele abandou suas origens. Meirelles segue dirigindo comerciais mesmo depois de ter se tornado um renomado diretor de cinema. Um exemplo disso é o comercial que ele dirigiu para a marca de carros Fiat em 2011.
Andrew Waddington mais conhecido como Andrucha Waddington é outro importante nome do cinema nacional que já esteve na publicidade. Ele chegou a dirigir cerca de 200 comerciais de TV antes de começar a dirigir filmes. Ele já recebeu diversos prêmios publicitários por seus trabalhos na área e foi só em 1999 ao dirigir o longa-metragem “Gêmeas” que ele migrou da publicidade para as telonas. Ele já dirigiu longas como “Eu Tu Eles” de 2000 e “Casa de Areia” de 2005. Waddington também é o responsável pela direção da série de TV “Sob Pressão” de 2017.
Esses são apenas alguns dos nomes que começaram as carreiras fazendo comerciais e como podemos notar não é apenas no Brasil que essa tendência é comum. Afinal com comerciais tão bons e bem produzidos como os que vemos por aí não é de se espantar que os diretores publicitários também sejam capazes de produzir longas-metragens premiados.