Em cartaz: “Vagalumes em Potes de Vidro” dirigido por ex-aluno FilmInBrasil terá três exibições em Juazeiro do Norte

Texto: Letícia Holanda / Foto: Rafasel

O curta-metragem “Vagalumes em Potes de Vidro”, dirigido por Ailton Jesus, contará com três exibições em Juazeiro do Norte. Nesta quinta-feira (15) às 16h, o filme estará em cartaz na Escola Daniel Walker, próximo a praça Padre Cícero. A obra foi produzida pela Gambiarra Produções com apoio da InCartaz.

Além desta exibição, o filme já tem duas sessões marcadas, na sexta feira da semana que vem, dia 23 de maio, o curta irá circular na Casa da Diversidade Cristiane Lima (R. Princesa Isabel, 1615 – São Miguel). Já no domingo (25) a sessão acontecerá na Casa InCartaz (Rua Santa Luzia, 773 – São Miguel). Todas as mostras são gratuitas, a classificação indicativa é de 12 anos. 

A narrativa mostra a história de Robson, um jovem que está prestes a casar e decide visitar seu antigo namorado. Ailton Jesus conta que a escrita do roteiro começou em 2018, idealizando uma peça de teatro e de início o casal seria heterossexual, mas que “já pensava em falar sobre dinâmicas de relacionamento” e trazer discussões sobre relacionamentos abertos. O roteiro foi se transformando ao longo do tempo, e durante o curso da Escola Popular de Audiovisual do Cariri o roteiro foi adaptado para curta-metragem de ficção e teve mudanças nos personagens.

O papel da FilmInBrasil na profissionalização de jovens no campo de audiovisual

O diretor, Ailton Jesus, é natural de Juazeiro do Norte, no Ceará. No audiovisual trabalha como roteirista, diretor, técnico de som, compositor musical e editor de som. Iniciou sua trajetória na sétima arte no curso da Escola Popular de Audiovisual do Cariri, que integra o  Programa FilmInBrasil de Ensino em Audiovisual. Atualmente ele está estudando na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba. 

Foto: Daniel Correia

O artista destaca que além dos ensinamentos na área do cinema, o curso foi importante para construir conexões, “a equipe que realizou o filme Vagalumes em Potes de Vidro, foi a mesma equipe que conheci na EPAC”. O grupo ainda captou os recursos por meio do edital Olímpio Pimpim de produção audiovisual, da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, da Lei Paulo Gustavo. “Passamos com uma boa pontuação, o que indica que o aprendizado na escola também funcionou bem para a escrita de projetos”, destaca Ailton Jesus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *